domingo, 31 de janeiro de 2010

Matéria 18 - Editoria Seu bolso

Armazenamento doméstico: você já ouviu falar?

Técnica faz com que alimentos durem por muitos anos e sejam úteis em momentos de maior necessidade




O armazenamento foi util para a família em um momento de desemprego

Você sabia que o alimento que você compra hoje pode durar três, cinco, 15 anos? A dona de casa, Cassia Fontinele, 37, estoca vários tipos de alimentos há seis anos, desde que se casou.

Ela aprendeu diversos métodos de armazenamento doméstico nas reuniões do grupo de mulheres da igreja que freqüenta, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos Dos Últimos Dias, na região do Capão Redondo, zona sul, onde vive.

“Há dois anos, quando meu marido ficou desempregado, cheguei a ter 100 kg de arroz estocado e outros alimentos. Isso ajudou muito naquela época”, conta ela, que todos os meses separava uma quantia de alimento pensando nashoras de necessidade. O estoque de alimentos pode ser feito com recursos simples, como alho e álcool.

O método de armazenamento com alho dura entre um ano e um ano e meio. Já o feito com álcool dura de dois a três anos. O que pode chegar a 15 anos é o armazenamento feito com gelo seco.

A primeira vista parece complicado, mas para armazenar não é necessário nada mais, nada menos que garrafas pet ou potes de vidro.“Eu comecei usando o método com alho, mas teve uma época em que o alho encareceu e, além disso, durava menos de dois anos. Passei para o método com álcool, que dura mais e não fica com gosto”, explica Cássia.

A prática de estocar alimentos é pouco conhecida e deve ser feita da maneira correta. “Não há riscos para a saúde, mas o armazenamento deve ser bem feito, caso contrário os alimentos podem mofar, mas é difícil acontecer, porque o alimento fica bem visível”, explica a nutricionista Patrícia Brito da Silva.

Arroz, lentilha, feijão, açúcar, leite em pó, todos estes alimentos fazem parte do estoque de Cassia. “Eu armazeno e esqueço, só uso quando precisar realmente ou quando o alimento estiver velho”, conta ela.

Como chegou aos 100 kg de arroz? Ela explica que é simples: “Não precisei armazenar 5 kg de arroz por mês, quando podia, guardava uma boa quantia, quando não, só pegava um copo do arroz e separava”, relembra.

Qualquer pessoa pode se perguntar: mas como armazenar ganhando salários baixos? Separar pequenas quantias por mês e aproveitar bem as promoções é uma boa opção, além disso, ela diz que a determinação é importante. “Se você for olhar que as coisas estão difíceis você nunca vai armazenar. Em último caso, de desemprego, doença, qualquer coisa, você pode pedir ajuda das pessoas, mas, e se você tiver o armazenamento? A situação fica mais tranqüila”, afirma.

Métodos de Armazenamento

1° Com alho (duração: 1 ano a 1 ano e meio)

Material necessário:

Alho e garrafa pet

1 - Desinfete uma garrafa pet com álcool, tanto por dentro, como por fora, e deixe secar.

2 – Alterne camadas do alimento que pretende armazenar (arroz, feijão, soja, etc) com três dentes de alho por camada.

3 – Feche a garrafa e a mantenha em local seco e limpo.

2° Com álcool (duração: 2 a 3 anos)

Material necessário:

Álcool, algodão, papel alumínio e garrafa pet.

1 - Desinfete a garrafa pet com álcool, tanto por dentro, como por fora, e deixe secar.

2 – Coloque o alimento na garrafa até chegar próximo a tampa

3 – Faça uma bolinha aberta com o papel alumínio, molhe o algodão no álcool e coloque dentro da bolinha de papel alumínio.

4- Coloque a bolinha dentro da garrafa

3° Com gelo seco (duração: 13 a 15 anos)

Material necessário:

Pote de vidro com tampa, gelo seco, álcool, fi ta isolante e vela.

1 - Desinfete o vidro com álcool, tanto por dentro, como por fora, e deixe se-car.

2 - Coloque o gelo seco dentro do pote.

Para cada kg de alimento, coloque 100 gramas de gelo seco.

3 - Tampe o pote parcialmente e espere, cerca de uma hora, até que o que gelo evapore totalmente.

4 - Feche o pote e passe fi ta isolante em volta da tampa.

5 - Derreta a parafina da vela e passe em volta da fi ta isolante da tampa. Esse método permite que nenhum ar entre no pote, o que conserva o alimento por muito tempo e acenda um fósforo no algodão. Feche a garrafa rapidamente para não perder o vácuo dentro dela. Mantenha em local seco e limpo.

Um comentário:

Lenilda disse...

oadorei, gostaria de saber como armazena alho já casacado?.Por favor estou no aguardo.
obrigada