quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Apresentação


Não é preciso pesquisar muito para saber que grande parte do Brasil é formada por periferias. A pergunta é: se a periferia representa grande parte do País, por que, dentre os milhares de veículos, não existe um jornal ou revista voltado para este público? Várias respostas e questões virão à cabeça dos leitores.

1) A periferia não gosta de ler
R: Generalizar não é certo, é o mesmo que dizer que na periferia só há bandidos e violência. Por que existem escritores se lançando na periferia? Já ouviu falar do
Ferréz? Hoje ele é escritor e colabora com a Folha de S. Paulo, Caros Amigos e outros veículos, além de participar de eventos internacionais e lançar vários livros. Por que existe o Sarau da Cooperifa? Lá se fala de literatura, poesia, música e arte. A novidade atrai veículos como TV Cultura, Revista Época, entre outros. E por que quando se distribui o Metro e Destak nos faróis da cidade os passageiros dos ônibus se aglomeram nas janelas para pegar um exemplar e ler durante a viagem?

2) É uma proposta inviável
R: Já ouviu falar do
consumo formiguinha? É um termo engraçado, mas é usado pelo setor da construção civil quando se refere ao consumo da periferia. Em relação à classe alta o consumo individual da periferia é baixo, mas pensando que existem várias periferias e consumidores nestas áreas, estas muito maiores que as áreas nobres, esse consumo responde por uma porcentagem relevante no mercado. Se existem consumidores, mesmo que funcionando em esquema de “formigueiro”, existem anunciantes. Tire os consumidores da periferia das Casas Bahia, Habib’s, McDonald’s, Coca–Cola, Construtora Tenda, C&A, Avon, entre outras, e veja se estas empresas não teriam uma grande redução de lucro.

Uma coisa óbvia: se existem leitores, existem anunciantes, se existem consumidores destes anunciantes, existem anúncios para este público.

Como estudantes de jornalismo, nosso desafio de TCC é provar que a proposta é viável e, a partir de uma pesquisa com 100 moradores de periferias da cidade, envolvendo as quatro zonas de São Paulo, avaliar gostos e anseios da periferia em relação à mídia. Depois desta pesquisa o jornal Voz da Periferia entrará em ação, pelo menos na faculdade. A proposta é fazer um jornal semanal que trate de vários aspectos da vida nas periferias. Inviável??? Deve parecer idéia insana no primeiro momento, mas só a epistemologia dirá. Vamos fazer este projeto, apresentar o TCC e, já que não somos empresárias ou pessoas influentes na mídia, se o projeto não sair na prática, pelo menos a idéia ficará viva!

Nenhum comentário: