terça-feira, 16 de junho de 2009

Matéria 8 - editoria Sua Chance!

Agência gratuita oferece cursos e orientação profissional

Além de buscar vagas, interessados podem aprender a elaborar currículos e a se comportar em dinâmicas e entrevistas


Valdelice Rubens Silva, 29 anos, que sempre trabalhou como voluntária do SRE, Serviços de Recursos de Emprego, começou a trabalhar há três meses com a ajuda da agência, depois de ter ficado sete meses desempregada. Foi no SRE que aprendeu a lidar com computador, recepção e atendimento telefônico.

Mesmo depois de conseguir um emprego fixo, numa loja de manutenção de celulares, Valdelice ainda é voluntária do SRE. Todos os dias, quando sai do trabalho, às 16h, ela vai para a agência ajudar no que for preciso.

O SRE recebe cerca de 550 visitas por mês e tem cinco unidades no estado, em Campinas, Sorocaba, ABC e Santos, além da agência na capital, que fica na Avenida Paulista. Cerca de dez voluntários trabalham no atendimento na unidade de São Paulo, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Além de encaminhar para entrevistas de trabalho, a agência realiza vários cursos gratuitos como departamento pessoal, escrituração fiscal, auxiliar administrativo e telemarketing. Todos os professores são voluntários e especialistas na área.

O SRE também realiza um curso chamado CASP, Curso de Auto-Suficiência Profissional, que ensina como elaborar currículos e como se comportar em entrevistas e dinâmicas de grupo. Foi deste curso que Patrícia da Silva Soares, 23, participou. “Este curso, além de outro de telemarketing, me ajudaram a elaborar currículos, me comportar em entrevistas e aprender técnicas para ingressar na área de telemarketing”, afirma.

Para os que procuram cursos técnicos ou superiores, a agência disponibiliza manuais e guias de cursos e universidades. Já para os que procuram emprego, o SRE oferece livros, revistas e jornais para a atualização e consulta de vagas, além de acesso à internet para elaboração e envio de currículos às empresas.

Valdelice lembra que ela não é a única a ter a experiência de encontrar um emprego por meio da agência. “Conheço muitas pessoas que conseguiram trabalho por meio do SRE. Às vezes elas ligam para nos agradecer”, conta ela, que atualmente mora em Valinhos, interior de São Paulo.


SRE – São Paulo
Av. Paulista, 1439 – 4º andar - conjunto 43 - (11) 3262-2104
www.sre.org.br

Nenhum comentário: