quarta-feira, 18 de março de 2009

Matéria 6 - editoria Viva Saúde

Saúde na terceira idade:
Saiba como melhorar a qualidade de vida com a Medicina Tradicional Chinesa

A prática do exercício integra as pessoas e traz qualidade de vida


Você já pensou em dar adeus às dores nas costas, reduzir ansiedade, quantidade de medicamentos e acabar com a depressão? Com a prática regular da medicina chinesa é possível prevenir e se recuperar desses problemas.

A prática da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) é recomendada à pessoas de todas as idades, mas especialmente àquelas com mais de quarenta anos, idade que inicia a fase de enfraquecimento da energia vital, gerando as doenças crônicas.

A MTC proporciona domínio das emoções, equilíbrio do sistema respiratório além de preservar a saúde física, mental e espiritual, levando o seu praticante à recuperação da saúde perdida, afinal sempre é aquela velha história, o tempo passa, a idade chega e com ela surgem doenças que até então não existiam.

Na periferia da zona sul de São Paulo, um grupo da terceira idade se preocupa com a saúde diariamente. Todos os dias no período da manhã, cerca de 50 idosos se reunem em uma quadra para praticar Tai Chi Pai Lin e Lian Gong - técnicas da medicina chinesa que ajudam na prevenção e na cura de doenças.

Uma das alunas que sempre está presente nas aulas é a senhora Antônia da Silva, 67 anos. Praticante da MTC há 4 anos, hoje consegue controlar a pressão e a diabete.

“Antes eu tomava 42 doses de insulina de manhã, 14 meio dia e 24 antes de dormir. Hoje, eu tomo 42 de manhã, 14 meio dia e 14 de noite”, descreve.

Antônia, que vivia deitada e sem disposição, hoje tem outra rotina. “Antes eu não tinha ânimo para nada, sentia dores nos braços, no pescoço e tinha até dificuldade para segurar uma colher, hoje só sinto dores quando pego pesado nos exercícios, mas só ”, afirma.

A professora Elizabete Alves de Souza, 50 anos, monitora das Práticas da Medicina Tradicional Chinesa, descreve a importância dessas terapias na vida dos alunos.“É gratificante ver o resultado que a medicina chinesa faz na vida deles, alunos que chegaram aqui com AVC, que andavam com a ajuda de outras pessoas, usavam bengalas e hoje chegam aqui andando normal, sem ajuda de ninguém ”, relata.

Outra vantagem que a prática do Tai Chi Pai Lin e Lian Gong traz é que por meio dessas terapias é possível evitar ou até acabar com crises depressivas, problema freqüente entre a terceira idade.

“Os idosos que praticam exercícios se sentem melhores e ficam com a auto-estima mais elevada só de chegar aqui e se relacionar com o grupo”, diz irmã Elizabete, professora e praticante da medicina chinesa há 7 anos.

Tai Chi Pai Lin
São exercícios de alongamento, automassagem, respiração,
treinamentos de energia, métodos para o relaxamento do corpo.
Sua prática traz enormes benefícios à saúde física e mental,
podendo prevenir, aliviar e curar inúmeras doenças.
Lian Gong (pronuncia-se “liam cum”)

Lian Gong

São exercícios que ajudam na circulação do sangue, restauram
a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade
do organismo. Servem também para prevenção e tratamento da
bronquite crônica e da debilidade funcional do coração e dos pulmões,
bem como outras doenças crônicas das vias respiratórias.


Aulas gratuitas de Medicina Tradicional Chinesa
UBS – Figueira Grande
Endereço:Daniel Klein, 211
Jardim Figueira Grande

Nenhum comentário: