terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Matéria 5 - editoria Viva Saúde

Aprenda a se prevenir contra o inimigo do peito


Índice de morte por câncer de mama aumentou 68% no Brasil,
doença é a que mais mata entre as mulheres


Não fosse por conta de uma pancada no seio, Cordélia Maria dos Santos,42, teria descoberto o câncer de mama bem mais tarde. “Eu não tinha nenhum sintoma.Só senti quando levei uma pancada no seio e o caroço ficou palpável. Não sei o que teria acontecido se não tivesse sofrido aquela pancada ”, conta a dona de casa.

Cordélia faz parte de um grupo de mulheres que sofreu o câncer mais comum entre o sexo feminino, o de mama. Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o segundo tipo mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres.

A cada ano, cerca de 22%dos casos novos de câncer em mulheres são de mama.

Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas, mas no caso de Córdelia foi diferente, mesmo com a mamografia. A dona de casa fez três mamografias e o resultado deu negativo, somente depois de uma biópsia é que o câncer de mama foi constatado.

“Foi um choque.Sempre li sobre isso, ficava sabendo, mas na hora que o médico me deu a notícia meu mundo caiu ”, relembra ela.

Desde outubro de 2005, quando descobriu o câncer,começou uma luta pela vida.“Passei por oito sessões de quimioterapia e fiz três cirurgias ”, diz Cordélia. Foi no IBCC, Instituto Brasileiro de Controle do Câncer,que ela se tratou.

A primeira cirurgia foi para a retirada do seio, a segunda para a reconstrução da mama, e a última para a reconstrução da aréola e do bico do seio. Livre do câncer, mas sem deixar o cuidado médico de lado, Cordélia faz exames a cada seis meses.

A quimioterapia,temida por muitos,foi um período difícil para ela, mas já superado. “Nesse tempo sentia calafrio, tontura e ânsia de vômito,mas disfarçava para não dar medo na minha filha. A quimioterapia é muito complicada,mas o resultado é ótimo.Agora me sinto Mara vilhosamente bem ”, conta ela.

Para Cordélia,o segredo para passar por um momento delicado como esse é o apoio da família e dos amigos. “Ter o apoio da família e dos amigos é o principal. Eu não tive um momento de desânimo, porque tive muito apoio da minha família ”, explica.

Outras mulheres não tiveram a mesma sorte que Cordélia. Segundo o INCA, o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres entre 40 e 69 anos. Ele pode ser hereditário, mas com um
risco muito baixo,entre 4 e 7% dos casos.

A maioria dos casos de câncer de mama é causado por estilos de vida e por problemas hormonais, como má alimentação, com exagero de gordura, abuso de álcool, falta de exercício, obesidade, menstruação precoce, menopausa ou gravidez tardia, entre outros fatores.

Em alguns casos, o câncer de mama pode ser detectado de três a cinco anos antes, mas esse diagnóstico precoce só pode ser obtido por meio da mamografia.

Os médicos falam muito da importância de fazer a mamografia a pelo menos uma vez ao ano a partir dos 40 anos de idade, além do auto-exame, que deve ser feito a partir dos 15 anos.

Existem vários tipos de câncer de mama, e o tratamento é específico para cada um. Basicamente há três tipos: benigno, maligno ou risco para câncer de mama, o tipo “pré ”maligno. Também há três tipos básicos de tratamento, que geralmente são feitos numa seqüência: a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia, mas a ordem destes tratamentos nem sempre é a mesma, pode variar de acordo com o paciente.

Para os que acham que o câncer de mama só atinge as mulheres, há um engano. O sexo feminino é o grande atingido, mas os homens também podem desenvolver essa doença. O câncer de mama masculino corresponde a 1%da proporção do câncer que ocorre nas mulheres, mas nos homens a maioria dos tumores é maligno. Por isso a prevenção é o melhor caminho.





Faça do auto-exame de mama uma rotina:

• O auto-exame deve ser realizado uma vez por mês, de 3 a 5 dias após o início da menstruação, a partir dos 15 anos. Para quem não menstrua mais, escolher um dia do mês, por exemplo, o dia 1 °.

• É importante lembrar que o auto-exame não substitui a mamografia, que deve ser realizada todo o ano, a partir dos 40 anos.

• O auto-exame serve para o conhecimento do próprio corpo e para detectar o que chamamos de câncer de intervalo, ou seja, o câncer que surge entre uma mamografia a e outra.

• Não adianta se palpar todos os dias,você não vai notar diferença se houver algum nódulo crescendo. Tem que ser uma vez por mês!

1. Inicialmente,em pé,em frente ao Espelho,observe o bico dos seios e a aréola. Apresentam alguma retração? Há alguma alteração na coloração da pele, da superfície ou do contorno da mama?

2. Ainda em frente ao espelho, levante os braços. Observe se aparece alguma retração na pele da mama ou do mamilo.

3. Agora, deitada, ponha um travesseiro sob seu ombro direito.Coloque seu braço direito atrás da cabeça e,com a mão esquerda, apalpe a mama direita.

4. Em movimentos circulares suaves, aperte levemente, com as pontas dos 3 dedos médios, juntos, toda a mama, para sentir se existem nódulos ou endurecimentos.

Não se assuste se você sentir pequenas granulações (como grãos de areia grossa) nas duas mamas. Cada mama é diferente uma da outra, e a aparência varia entre as mulheres também.


FENAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama

FALA, DOUTOR!
O Dr.Ivo Carelli Filho, mastologista da Faculdade de Medicina do ABC, dá algumas dicas para reduzir o risco de câncer de mama:

1) Faça exercícios regularmente
2) Amamente por pelo menos um ano
3) Não abuse da reposição hormonal,
4) Evite a gravidez muito tardia

Nenhum comentário: