sexta-feira, 13 de agosto de 2010

EDITORIAL

A "outra" periferia
Tantas são as periferias de São Paulo, quantos moradores, tantos lutadores. E o que se mostra na TV, no rádio, nos jornais? Violência e outros fatos negativos. Mas nós sabemos que existem muitas coisas diferentes, positivas e interessantes para se mostrar nas comunidades. E você também deve saber disso. Foi por este motivo que nasceu a idéia de criar o jornal Voz da Periferia.

Nesta primeira edição conhecemos histórias interessantes, a maioria faz parte do dia-a-dia da comunidade, mas são interessantes pela simplicidade. Como moradoras da periferia conhecemos muitas dessas histórias, mas agora encaramos com um novo olhar.

Personagens como o sr. Zagatti, que criou um cinema com materiais encontrados no lixo, Silva, do Rio Claro, que fundou um time de futebol em São Mateus, Cristiano Silva, que mesmo com deficiência física pratica esportes, e tantos outros. São pessoas que têm tanto para falar, tanto para lembrar.

Em todos os bairros que visitamos, Heliópolis, Brasilândia, Pirituba, Paraisópolis e São Mateus, fomos bem recebidas. Sempre tinha alguém para ser nosso guia no bairro, e com essas pessoas conhecemos muitas outras.

Cada final de semana em um bairro, cada semana uma história.
E foram tantas que não podemos escrever todas que conhecemos, mas são suficientes para afirmar que a periferia tem condições de manter um jornal. Ela por si só, tem histórias suficientes para encher muitas páginas, e muitas outras pessoas interessadas em conhecer esses relatos e notícias.

Muitas das pessoas que conversamos sempre diziam a mesma coisa: “Vocês estão fazendo um jornal sobre a periferia? Peço uma coisa, não fale só de tragédia e violência”. Essa era a frase mais comum. Sabíamos que essas pessoas estavam cansadas da forma como são retratadas pela grande mídia, e por esse e outros motivos, decidimos elaborar este jornal.

Hoje, grande parte dos meios de comunicação relaciona a palavra “Periferia” a pontos negativos e coisas trágicas. Diante deste fato decidimos “reverter” essa imagem, pois, sabemos que na periferia existem pontos positivos e assuntos que infelizmente são deixados de lado. É claro, sem omitir fatos negativos, mas esse não é o foco desse jornal.

Apostamos também que através da informação é possível promover conhecimento de direitos e conquista da cidadania. Por isso abrimos espaço para o leitor, com interação entre o jornalista e a comunidade, o que resultou em experiências, lições de vida, lembranças engraçadas e conhecimentos que serão guardados eternamente.

No Voz da Periferia você vai encontrar assuntos como saúde, esporte, política, dinheiro, cultura, trabalho e educação, com um grande diferencial, todas as matérias evolvem a periferia de São Paulo. Toda a semana você poderá conferir entrevistas exclusivas com pessoas que fazem ou fizeram história na comunidade.

Além de todos estes assuntos, você também pode participar do jornal. Na página Seu Espaço, qualquer pessoa pode enviar uma foto da sua comunidade, uma charge feita por você, poesia, uma dica de algo que entenda ou goste, além de reclamações e sugestões para a melhoria do seu bairro.

Contamos com você! Venha fazer parte e seja a Voz da Periferia!

Nenhum comentário: